segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Cemitério Nossa Senhora do Desterro


  Ao visitar o cemitério de Jundiaí, encontramos um dos túmulos mais famosos do cemitério, o do Dr. Leonardo Cavalcante, que tem uma estátua de uma mulher chorando em cima de seu tumulo, essa mulher, era sua noiva na época de seu falecimento.
  Como vocês podem ver na foto, a estátua foi feita e colocada lá após um tempo:

















  Como podemos ver, no cemitério Nossa Senhora do Desterro, temos túmulos de diversos tamanhos, gostos e formas, desde o mais simples ao mais sofisticado, com estátuas em mármore e tudo mais:




Sepulturas de valor histórico

1.Sepultura do Barão do Japi (1888)

2.Sepultura da Baronesa do Japi (1912)

3.Sepultura de Anna Joaquina do Prado Fonseca, Baronesa de 

Jundiaí (1906)

4. Sepultura família Francisco Antônio de Queiroz Telles.
  Descrição: Mausoléu de estilo neogótico, constituído de peças pré-moldadas, de arenito amarelo com rico trabalho de cantaria; cobertura de chapas de cobre (cumeeiras em cruz e duas águas em cada quadrante); portão de ferro com adornos artísticos e vitral superior em ogiva; vitrais laterais e de fundo, em ogiva, ricamente laborados; altar de mármore carrara esculpido; Pintura mural em paredes e teto.

  Conclusão

  O Cemitério Nossa Senhora do Desterro, é um lugar muito interessante, onde podemos saber mais sobre a história de nossa cidade, posso afirmar que se vermos com uma visão mais histórica, conseguiremos observar várias curiosidades e crenças das pessoas em que lá estão enterradas. Como por exemplo, o Barão e sua família, que eram maçônicos, curiosidade que poucas pessoas conhecem, nota-se a presença de vários símbolos maçônicos nos túmulos, como por exemplo a tocha invertida. Para disfarçar esses símbolos, foram colocados símbolos cristãos como a cruz em meio a tochas invertidas.

João Victor Cabrera de Oliveira e Rhaiza Fernanda da Silva - Alunos do 2º ano do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino - Sob Orientação da Professora: Rosângela de Souza



Nenhum comentário:

Postar um comentário