quarta-feira, 3 de julho de 2013

História da Bandeira Nacional Brasileira

            A atual Bandeira Nacional foi adotada quatro dias após a Proclamação da República brasileira, que aconteceu em 15 de novembro de 1889. Sua reelaboração foi feita pelo positivista Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, diretor do positivismo no Brasil na época, o astrônomo Manuel Pereira Reis e o pintor Décio Villares.
A bandeira republicana manteve o retângulo verde com o losango amarelo que já existia na Bandeira Monárquica, mudando apenas seu significado, na monarquia o verde era em referência a casa de Bragança da qual fazia parte D. Pedro I, já na bandeira republicana, o verde simboliza a diversidade das florestas e matas brasileiras. O amarelo deixou de simbolizar a casa de Habsburgo da qual fazia parte D.Leopoldina, para mostrar a abundancia dos minerais e o solo brasileiro. Foi retirado o brasão da família real e inserido um circulo cuja cor azul passou a representar o céu com estrelas que seriam os Estados brasileiros e o Distrito Federal, com uma faixa com a frase positivista do francês August Comte, “Ordem e Progresso”.
O Positivismo é uma teoria social desenvolvida no final do século XIX e início de XX, por francês inicialmente que pregavam uma divisão das classes sociais no qual cada um deveria dizer qual seria a sua função para um progresso maior da nação. August Comte, criador da frase “Amor, ordem e Progresso”, via o amor como um fundamento, a ordem como algo necessário, e o progresso como objetivo final.
Segundo a Constituição brasileira, a Bandeira Nacional deve ser colocada em todos os órgãos públicos, escolas, secretária de governo, etc. É um dos símbolos mais importantes, sendo oficial da república, os outros símbolos são: As Armas Nacionais, o Hino Nacional e o Selo Nacional.
O Dia da Bandeira é comemorado no dia 19 de novembro, nesta data ocorre no país diversos eventos e comemorações cívicas. É um momento de homenagear o símbolo que representa a pátria. Estas comemorações ocorrem geralmente acompanhadas do Hino Nacional Brasileiro.
Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer. Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro. Se a bandeira for hasteada no período noturno , deve ser iluminada.

A Bandeira Nacional, foi criada em um contexto em que os militares conquistaram o poder (os primeiros presidentes da República eram militares, tanto que  esse período ficou conhecido como República da Espada) e a frase positivista da bandeira, mostra o lado conservador de tais governantes.


Joyce Roberta Pinheiro -Aluna do 2° ano do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino.

Um comentário:

  1. Interessante observar como ainda tem-se a influência de um pensamento aristocrático no Brasil que se revela pela própria bandeira de nosso país.

    ResponderExcluir