terça-feira, 25 de junho de 2013

Quem é o Brasil?



Nos últimos dias tenho visto as pessoas nas ruas gritando fora a tudo e a todos. Entendo que isso é perigoso, porque eu faço parte desse tudo e desse todo, pois elegi de forma democrática as pessoas que hoje ocupam o poder.
Por não ter gostado do que vi nas ruas resolvi reunir um grupo de amigos para discutimos sobre tudo que temos visto e ouvido, porém em lugar de respostas, encontramos ainda mais perguntas, como por exemplo: O que está na PEC 37? Como afeta o ministério público? Por que as pessoas tem ido às manifestações de branco e não de preto? Por que usam a bandeira nacional como um manto sagrado?
 Ainda não tenho respostas para a maioria destas perguntas, mas como ser pensante e conhecedor de um pouco da história do Brasil e do mundo, sei que pessoas de branco e com as bandeiras nas ruas representam um nacionalismo - sentimento de amor exarcebado pelo país - sentimento esse que fez com que a Alemanha nazista, durante a segunda guerra mundial, matasse,  entre outras pessoas, 6 milhões de judeus. Preferia estar nas ruas de preto, mostrando não apenas a minha insatisfação pessoal, mas o luto de uma nação diante de tantos desmandos daqueles que tem ocupado o poder, não apenas nos dias atuais, mas no decorrer de nossa história.
Porém não quero que minhas ideias se tornem verdades absolutas, não tenho essa pretensão, mas quero sim, que assim como eu e meus amigos, você passe à refletir sobre qual é o seu verdadeiro papel nesse momento tão importante no nosso país.

Professora da rede estadual de ensino, Rosangela de Souza.

Um comentário:

  1. Esperamos conseguir responder todas essas questões com muita clareza, e principalmente, que as pessoas saibam usar essas informações para um lado positivo para o Brasil

    ResponderExcluir